Probióticos para a pele e acne: a conexão intestino-pele

Sofrendo com acne? A causa pode estar no seu intestino. Descubra como os probióticos podem ajudar a combater a inflamação e melhorar a pele.
Facebook
WhatsApp
X
Probióticos o guia definitivo para um intestino saudável e imunidade forte

Índice

Você já tentou todos os cremes, sabonetes e tratamentos tópicos para acne, mas ela insiste em voltar? Talvez você esteja procurando a solução no lugar errado. A ciência moderna está revelando uma conexão surpreendente e poderosa que nossos avós já suspeitavam: a saúde da sua pele é um reflexo direto da saúde do seu intestino. Bem-vindo ao fascinante eixo intestino-pele, e ao papel dos probióticos como uma nova fronteira no tratamento da acne.

O que é o eixo intestino-pele?

Seu intestino e sua pele têm uma comunicação constante. Um intestino com disbiose (desequilíbrio da microbiota) e inflamado pode levar a um aumento da permeabilidade intestinal (o “leaky gut”). Isso permite que toxinas e moléculas inflamatórias escapem para a corrente sanguínea, provocando uma resposta inflamatória em todo o corpo. E onde essa inflamação sistêmica adora se manifestar? Na pele, na forma de acne, rosácea e eczema.

Como os probióticos atuam na acne?

Os probióticos para a pele e acne não são um tratamento tópico. Eles trabalham de dentro para fora, atacando algumas das causas-raiz da acne:

  • Redução da Inflamação Sistêmica: Ao restaurar a barreira intestinal e equilibrar a microbiota, os probióticos diminuem a carga inflamatória geral do corpo, o que acalma a pele.
  • Competição com a P. acnes: Embora a acne não seja uma infecção, a bactéria Propionibacterium acnes (recentemente renomeada Cutibacterium acnes) desempenha um papel. Probióticos podem produzir substâncias antimicrobianas que ajudam a controlar a proliferação da P. acnes.
  • Modulação do Sistema Imune: Como vimos em nosso guia sobre probióticos e imunidade, um intestino saudável modula o sistema imune, tornando-o menos reativo e inflamatório.
  • Melhora do Estresse e Humor: Através do eixo intestino-cérebro, um intestino saudável pode ajudar a reduzir o estresse, um conhecido gatilho para surtos de acne.

Quais cepas procurar?

A pesquisa ainda está em evolução, mas estudos promissores têm focado em cepas dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, como Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium longum. O consumo de leite fermentado com Lactobacillus bulgaricus e iogurtes também mostrou resultados positivos na redução de lesões de acne em estudos clínicos.

A lição é clara: tratar a acne de forma eficaz muitas vezes significa olhar para além do espelho e cuidar do seu ecossistema interno. Os probióticos são uma ferramenta poderosa nessa jornada.

Volte ao nosso guia completo: Probióticos: o guia definitivo para um intestino saudável e imunidade forte


Referências

  • Salem, I., Ramser, A., Isham, N., & Ghannoum, M. A. (2018). The Gut Microbiome as a Major Regulator of the Gut-Skin Axis. Frontiers in microbiology, 9, 1459. Disponível em Frontiers.
  • Fabbrocini, G., Bertona, M., Picazo, Ó., et al. (2016). Supplementation with Lactobacillus rhamnosus SP1 normalises skin expression of genes implicated in insulin signalling and improves adult acne. Beneficial microbes, 7(5), 625–630. Disponível em PubMed.